Sistema de Politica e Popularidade
No ASOIAF foi determinado que a Politica é algo que será controlado em suas casas. Para isso, existe uma soma de ações.
Além disso, a Popularidade é algo necessário pelos governantes em suas terras. Não ser querido pode ser um grande problema. A popularidade sempre se iniciará em 25.
Todas as casas são consideradas ‘neutras’ em relações umas as outras. Mas as Ações Políticas podem aumentar a Confiança entre as casas, habilitando possíveis tratos e alianças.
A popularidade em ASOIAF é baseado no sistema de fama. Um governante com boa fama, corre um baixo risco de rebelião enquanto um governante de má fama corre um alto risco de rebelião. Governantes que não são queridos precisam manter no mínimo 100 homens aquartelados em seus territórios, caso contrário, podem sofrer uma tentativa de Golpe Público.
Em caso de Golpe Público, uma RP de batalha será aberta pela Staff onde o governante terá de lidar contra uma trupe de milicianos enfurecidos. Caso ele perca, pode ser morto caso não consiga fugir, e seus territórios ficará sob domínio do lorde superior da região.
Lordes que alcançarem e manterem a Popularidade em 100 por dois meses, pode "quebrar o limite" e subir a popularidade até 200, sendo uma casa extremamente querida e difícil de ser alvo de rebeliões.
Ganhar popularidade pode ser uma tarefa difícil para alguns governantes não tão carismáticos, mas com toda certeza é algo necessário. Segue a lista de Ações Populares.
*** A Ação Popular: Baile, oferece um risco para lordes de popularidade negativa, pois estará recebendo em sua casa um povo descontente e potencialmente agressivo.
Manter a Popularidade em Alta e a Confiança das Casas vizinhas positivo é algo sempre bom para o lorde. Saiba administrar sua politica, além de suas finanças, e prospere!
No ASOIAF foi determinado que a Politica é algo que será controlado em suas casas. Para isso, existe uma soma de ações.
Além disso, a Popularidade é algo necessário pelos governantes em suas terras. Não ser querido pode ser um grande problema. A popularidade sempre se iniciará em 25.
Todas as casas são consideradas ‘neutras’ em relações umas as outras. Mas as Ações Políticas podem aumentar a Confiança entre as casas, habilitando possíveis tratos e alianças.
- Ações politicas positivas:
Reunião Política: A Reunião politica é o encontro entre os governantes de duas casas para discutir uma possível relação entre ambos. Caso a reunião decorra bem (algo determinado pelo lorde ou lady que receber a proposta da reunião), as casas ganham +25 pontos de Confiança.
Festa!: Uma Festa é uma forma ótima de conquistar a carisma de seus vizinhos! Os convide e festeje! No final da festa, todas as casas participantes decidem se a festa foi positiva ou negativa para sua relação com aquela casa. Se positiva, +25 pontos. Se negativa, -25.
Apoio Político: Oficializar o apoio de sua casa em relação a um governante. Às vezes um governante está com pontos ruins de popularidade (fama) e precisa ser bem visto por seu povo. Declarar Apoio Político pode aumentar os pontos de Popularidade deste outro senhor em 5 pontos. As casas também ganham +40 pontos de Confiança.
- Ações politicas negativas:
Ofensa Pública: Um lorde publica uma nota repudiando uma casa ou um lorde, por conta de alguma atitude ou característica. Caso a ofensa pública seja algo real e público, não gera popularidade negativa, mas causa -25 pontos de confiança entre as casa.
Afronta Pessoal: A afronta pessoal é quando um personagem afronta o outro frente a frente. Mesmo que suas palavras não seja verdadeiras, apenas por ter ofendido ou afrontado, aquele lorde/lady/nobre pode notificar uma perca de confiança. Este nobre escolherá a quantidade da perca(No máximo -25) e solicitará no tópico de Solicitações Gerais.
Repúdio Político: O repúdio político é quando um governante declara abertamente a seu povo como se desagrada de um determinado lorde e/ou governo, causando assim um possível afeto a Popularidade do lorde alvo do Repúdio, além de reduzir a confiança das casas em -40.
- Tratados Positivos:
Pacto de não-agressão: É o primeiro passo na confiança entre duas casas. O Pacto de não-agressão confirma que as casas não vão conflitar uma com a outra caso as tropas transitem pelas terras, ou que comerciantes declarados daquela determinada Casa venha visita-los, apesar de não existir uma politica comercial que incentive isso.
Requerimento: +25 pontos de Confiança.
Tratado Comercial: Um tratado comercial é quando comerciantes de duas casas começam a interagir com maior frequência por politicas financeiras positivas. Um tratado comercial rende para ambas as casas +2 Ouro mensal(deve ser solicitado no tópico de Solicitações Gerais).
Requerimento: +40 pontos de Confiança.
Tratado de Apoio Bélico: Um tratado de apoio bélico é quando duas casas já confiam muito uma na outra e declaram apoio militar em caso de ofensiva inimiga. Um tratado bélico que vá em público causa bom impacto na Fama, aumentando positivamente +2 pontos na fama de cada governante.
Requerimento: +60 pontos de Confiança.
Aliança!: A declaração oficial de que duas casas são aliadas. Isso abre portões para tropas de ambas as casas umas para as outras, comerciantes, moradores, enfim. As pessoas confiam mais em interagir umas com as outras, o que rende +5 ouro mensal(deve ser solicitado no tópico de Solicitações Gerais) e +2 pontos de fama pra cada governante!
Requerimento: +80 pontos de Confiança.
Casamento: As casas finalmente se aliam, tornando-se uma! O casamento entre as casas é o nível máximo de relacionamento, onde ambas as casas demonstram que estão firmemente unidas. O casamento causa +5 pontos de fama para os cônjuges e +3 pontos de fama para os governantes.
- Tratados Negativos:
Alerta de Agressão: O Alerta de Agressão é quando uma casa torna público o fato de que homens de uma determinada Casa não são bem-vindos em suas terras, e que vai haver violência em caso de violação das fronteiras.
Requerimento: -25 pontos de Confiança.
Inimigo Declarado: É oficial. As casas são inimigas, ao ponto de que mesmo em território neutro podem vir a brigar caso se encontrem. O Inimigo Declarado não significa ser Guerra, pois as casas ainda não confirmaram desejo de ofensivas uma contra a outra, apenas que não toleram sua presença em um local comum.
Requerimento: -50 pontos de Confiança.
Declaração de Guerra: As casas declararam guerra! Isso aplica um redutor de -15 pontos de fama ao lorde que declarou a guerra, pois o povo sabe que muitos morreram por conta disso. Porém, agora, é oficial o desejo de ofensiva contra a casa vista como Inimiga.
Requerimento: -100 Pontos.
Como funciona a popularidade?
A popularidade em ASOIAF é baseado no sistema de fama. Um governante com boa fama, corre um baixo risco de rebelião enquanto um governante de má fama corre um alto risco de rebelião. Governantes que não são queridos precisam manter no mínimo 100 homens aquartelados em seus territórios, caso contrário, podem sofrer uma tentativa de Golpe Público.
Em caso de Golpe Público, uma RP de batalha será aberta pela Staff onde o governante terá de lidar contra uma trupe de milicianos enfurecidos. Caso ele perca, pode ser morto caso não consiga fugir, e seus territórios ficará sob domínio do lorde superior da região.
Lordes que alcançarem e manterem a Popularidade em 100 por dois meses, pode "quebrar o limite" e subir a popularidade até 200, sendo uma casa extremamente querida e difícil de ser alvo de rebeliões.
- Níveis de popularidade:
Odiado (-100): Ninguém de seu povo te ama. Quando você saí nas ruas, é vaiado, o povo joga frutas podres em seus guardas e se possível, até em você. A qualquer momento pode ser deposto, e seu povo pode favorecer outro lorde invés de você.
Inquerido (-75): Um nível crítico de popularidade. Quando se é inquerido, sair nas ruas te faz ser vaiado ou xingado, piadas contra sua família e pessoas queridas são atiradas e suas reações podem piorar a situação.
Mal-falado (-50): Atualmente seu povo está muito descontente. Quando você sai publicamente, as pessoas te olham de maneira desaprovativa, mas não agridem nem falam nada, porém, em sua ausência, sempre há um crítico de plantão.
Mal-Olhado (-25): Por enquanto, não há burburinhos nem planos pra te dar um golpe. Porém, quando saí publicamente, seu povo costuma te olhar feio ou não interagir contigo.
Indiferente (00): Você não é nem querido, nem odiado. É o lorde/lady das terras, figura de autoridade respeitada.
Carismático (25): O povo começa a gostar de você! As crianças se agitam quando sua companhia passa e as mães acenam, desejando boa sorte em suas empreitadas. Os homens ainda são resistentes a sua presença, pois sabe que o Lorde é quem os levará a morte, se necessário.
Aceito (50): O povo te aceita! Os homens costumam interagir contigo quando deseja, o mercador te dá maçãs sempre que passa por perto. Nas tavernas, os homens gostam de te convidar para mesas de jogos mesmo sem estar apostando nada. Tome cuidado com as moças jovens, elas caem de amores por você!
Requisitado (75): Seu povo precisa de você. Quando você não se faz presente publicamente a cidade fica triste, pois se agradam da figura do lorde passando por aqui e por ali para interagir com eles. Presentes costumam surgir, rapazes jovens inspirados desejam se alistar as tropas mesmo que ainda não consigam segurar direito uma espada. A vida é boa pra você.
Amado (100): Seu povo o ama! A bandeira de sua casa costuma estar pelas ruas, seus filhos são queridos, sua esposa/esposo é aclamado! Sua casa carrega a figura de heróis, e o povo festeja sua vida quase que mensalmente. Milícias podem surgir para te defender em situações de guerra!
Ganhando popularidade
Ganhar popularidade pode ser uma tarefa difícil para alguns governantes não tão carismáticos, mas com toda certeza é algo necessário. Segue a lista de Ações Populares.
- Ações Populares Positiva:
Interagir com o Povo (+10): Você saiu de seus grandes salões, para conversar com os trabalhadores e famílias de suas terras. Questionar como estão, se precisam de algo, se pode resolver algum problema. É algo simples, mas cria proximidade. ( Uma RP deve ser feita e será avaliada. Solicitar a avaliação de ação popular em Solicitações Gerais)
Ações Comunitárias (+20): Você se permitiu doar comida. Ou, ajudar os lenhadores. Quem sabe, a construir alguma obra que você mesmo mandou construir? Por a mão na massa mostra ao seu povo que você é mais do que um manda-chuva. Também é um líder. ( Uma RP deve ser feita e será avaliada. Solicitar a avaliação de ação popular em Solicitações Gerais)
Festival! (+40): Você gastou dinheiro de sua casa para criar um festival ao seu povo. O festival gera visitantes, outros comerciantes e também causa alegria! O povo fica grato. ( Uma RP deve ser feita e será avaliada. Solicitar a avaliação de ação popular em Solicitações Gerais) Custo: 5 moedas de ouro.
Baile! (+60): Você abriu os portões de seu grande castelo para o público, para uma festa com música e comida. Obviamente você ainda tem seus guardas, mas o simples fato das pessoas poderem ver aonde mora, conhecer o espaço onde seus senhores governam e principalmente, interagir com a família, causa uma boa impressão. ( Uma RP deve ser feita e será avaliada. Solicitar a avaliação de ação popular em Solicitações Gerais) Custo: 10 moedas de ouro.
*** A Ação Popular: Baile, oferece um risco para lordes de popularidade negativa, pois estará recebendo em sua casa um povo descontente e potencialmente agressivo.
- Ações Impopulares:
Casamento Estrangeiro (-50): Casou-se com alguém que não é da sua região? Um Nortenho com uma mulher do Rochedo? Oras, que coisa horrível! Nossas mulheres não são boas o suficiente para o “Homem da Cadeira”? Ou os homens da região que não são bons suficiente para a “Senhoria da Casona”? O impacto do casamento estrangeiro pode ser potencialmente bom para a fama e pela aliança, mas negativo aos olhos da plebe.
Escândalo Nobre (-25): Seu marido foi pego pulando a cerca! Sua esposa foi pega com o cavalariço no estabulo! Seu filho foi visto no prostibulo! Sua filha dormiu com um guarda! É meu amigo. Isso é triste, mas pode acontecer, e pra piorar, tirar sua popularidade. A conduta da casa e de seus membros fala por si só!
Instigar Rebelião (-5): Você pode estar efetuando falsas verdades nas terras de outra pessoa para piorar a popularidade dela. Mas cuidado: Casas com alta popularidade pode levar você a uma situação perigosa com o nobre, caso seja dedurado.
Manter a Popularidade em Alta e a Confiança das Casas vizinhas positivo é algo sempre bom para o lorde. Saiba administrar sua politica, além de suas finanças, e prospere!
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