A Song of Ice and Fire


 


Ir para baixo
The Stranger
The Stranger
Sex Jun 21, 2019 2:55 pm

SISTEMA DE ATRIBUTOS E MODIFICADORES Empty SISTEMA DE ATRIBUTOS E MODIFICADORES

Os atributos são a base para que possamos compreender os limites dos personagens dentro do universo e o quão bem podem exercer suas habilidades. No fórum, temos os seguintes atributos para serem masterizados:

Força: representa o quão forte seu personagem é. A força puramente dita está relacionada a quanto peso você consegue levantar, suportar, empurrar ou arremessar. Ser um guerreiro forte não significa que você vai acertar todos os golpes, mas que o seu adversário estará numa enrascada se por acaso os dados soprarem ao seu favor... Configura no dano causado.

Destreza: condiz com a coordenação motora, está atrelada aos reflexos e outros importantes fatores. Enquanto a força faz com que você arremesse um machado, a destreza é quem dirá se você acertou ou não. Um caçador que pretende se mover sem fazer barulho ou um ladino que tenta furtar um saco cheio de moedas estão suscetíveis a serem testados pela destreza.

Velocidade: diz o quanto o seu personagem pode se mover, mais ligado a corrida do que a batalhas propriamente ditas, ainda possam ter o seu valor em situações específicas.

Resistência: como o próprio nome já diz, refere-se a capacidade de resistir. Tendo de fazer uma grande caminhada ou sobreviver ao corte de uma espada bastarda, a resistência é quem dirá se você conseguirá ou não. É essencial lembrar que esse atributo está diretamente ligado aos pontos de saúde.

Inteligência: simboliza o conhecimento, mas não necessariamente qual ou a área em que se aplica. De forma genérica, representa se o personagem sabe ou não ler, consegue se localizar por Westeros sem a utilização de um mapa e também concede saber superficial sobre vários assuntos. Determinará o quão conhecedor se é dentro da própria arte.

Carisma: seja você um mercenário ou o próprio rei, os pontos de carisma podem salvar sua vida, te tornar mais poderoso, angariar aliados para as suas causas ou convencer alguém de que você estaria bem melhor morto - supondo que estejam com baixos pontos. Os personagens carismáticos estão em todos os lugares, de Porto Real articulando em prol dos seus objetivos até no campo de batalha onde bradam gritos de guerra que levantam os ânimos dos soldados. Em suma, queira você malandragem ou oratória, encontrará neste atributo.

pontos de saúde: um atributo secundário que provém da resistência. Todo personagem tem uma base que é quinze pontos. O cálculo para saber os pontos de saúde é 15+resistênciax5.

ATRIBUTOS INICIAIS: Personagens comuns (que não sejam voltados para combate) começam com 20 pontos enquanto cavaleiros, mercenários, dothrakis etc. iniciam com 23 pontos para serem distribuídos.

COMO UPAR OS ATRIBUTOS?

O ganho de atributos provém da experiência. O player, possuí então, dois tipos de experiência: a experiência dos atributos e a experiência geral (que nada mais é do que a soma da experiência de todos os atributos) que determinará seu nível.

Treinos/estudos: Qualquer atividade voltada pro aperfeiçoamento de um atributo. Podem focar num ou mais atributos e dão uma quantidade pequena de experiência.
Prática: O uso prático da habilidade numa situação real fornece uma quantidade moderada de experiência.
Torneios: Os torneios bonificam tanto pelo uso prático quanto pelo prêmio fornecido de acordo com as colocações, costumando dar toneladas de experiência aos bem colocados.
Missões: As missões são uma incógnita, já que varia de acordo com os desafios apresentados na mesma.

obs: a experiência terá como base a narração e como o player se porta dentro do universo, respeitando os limites do personagem e o contexto do fórum.

A quantidade de xp para aumentar um nível no atributo, é:

1 até o 5: 100xp por ponto
6 até o 10: 200xp por ponto
11 até o 15: 300xp por ponto
16 até o 20: 400xp por ponto

LIMITE DE ATRIBUTOS

Não é possível que se maximize todos os atributos, mas é permitido que evolua todos eles a um nível consideravelmente alto. De acordo com o atual sistema, esses são os limites:

1 atributo com 20 pontos
2 atributos com 18 pontos
2 atributos com 15 pontos
1 atributo com 10 pontos


A escolha deverá ser feita de caso pensado, pois não haverá alteração depois de atualizado na ficha.

MODIFICADORES

Os modificadores nada mais são do que um ou mais fatores que influenciam nos valores finais da tentativa após uma rolagem de dados. Existem vários modificadores, dentre eles os sub-atributos, que são a inter-relação entre os atributos pra chegar a um valor em certas ações. Em caso de valores fracionados, arredonda-se sempre pra baixo.

MODIFICADORES DE COMBATE:

MODIFICADORES SOCIAIS:

Outros modificadores: além desses modificadores existem outros específicos, como por exemplo o dano extra concebido por armas ou a resistência das armaduras.

EFEITOS MODIFICADORES

São efeitos causados por condições de batalha, venenos, poções ou até as palavras de amor ditas pela mais bela donzela.

EFEITOS MODIFICADORES:


OS MODIFICADORES REGULADOS PELA PERÍCIA

O nível da perícialimita as vantagens que se darão pelo modificador. Um modificador de oito pontos significa que se pode alcançar uma perícia nível oito, mas não significa que os oito pontos serão aplicados.

Exemplo 2: Sofia usa arco e flecha e o seu modificador de arquearia é de nove pontos, mas a sua perícia com arco e flecha é de nível seis. Num combate em que ela dispara um projétil, os modificadores só valerão até os seis pontos.


Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Forumeiros.com | ©phpBB | Fórum gratuito de ajuda | Denunciar um abuso | Criar um fórum